segunda-feira, 5 de março de 2012

Sugestão: MONTAIGNE, TRÊS ENSAIOS

MONTAIGNE, TRÊS ENSAIOS, Tradução de Agostinho da Silva, Vega, 1993 (2ª edição)

     . Do professorado           .  Da educação das crianças  
                        . Da arte de discutir

Trabalhamos apenas por encher a memória e deixamos vazios o entendimento e a consciência. Assim como as aves vão algumas vezes em busca de grãos e os trazem no bico sem os comer, para alimentar os filhos, assim os nossos mestres vão pilhando a ciência nos livros e trazem-na na ponta da língua só para a vomitarem e a lançarem aos quatro ventos. p.13

Conheço alguns que, quando lhes pergunto o que sabem, me pedem livros para indicar. (…) Tanto nos deixamos andar nos braços dos outros que destruímos as nossas forças. Quero armar-me contra o terror da morte? É à custa de Séneca. Quero arranjar consolação para mim ou outrem? Vou-a buscar a Cícero. Tirá-la-ia de mim próprio, se me tivessem habituado. Não gosto nada deste saber relativo e mendigado. p.16